a solução final


Se tivesse conhecimento da minha ignara existência - mas não tem, obviamente, V. Exa. está acima do comum dos mortais e não tem tempo para ouvir a populaça -, haveria de pensar que eu o elegi como inimigo público número um, que não o deixo fazer o seu titânico trabalho, o de reerguer Portugal, sem uma crítica soez, sem ver o mal onde V. Exa. só faz o bem, em nome dos portugueses pelos quais nutre a mais pia das compaixões. V. Exa. o disse, com a voz embargada e um lacrimejo no olhar.

Mas, porra, Dr. Coelho! É que, ao saber que o governo (é um governo o que V. Exa. chefia, não é?) tem um programa revolucionário para mitigar o desemprego jovem, com contratos necessariamente precários e salários de 700 euros, mais uma vez tenho que estar contra si, os seus ministros e a sua política, essa sim, soez.

Sei que os seus deputados, sempre solícitos a fazer de cãozinhos da Gramophone, o defenderam com unhas e dentes, acusando os partidos do reviralho, esses patifórios, de estar contra a bondade do governo, que o que quer é ver a juventude toda a trabalhar, não importa a que preço ou a fazer o quê.

Claro que muitos jovens apreciarão a justeza da medida e ficarão contentes com as migalhas que lhes couberem no prato. Mas eu não, que me perdoe V. Exa. a aleivosia. É que já estou a ver o fundo ao tacho: de medida excepcional passará a tendência definitiva e, daqui para o futuro, pagar ordenados de 500, ou 600 ou 700 euros será coisa normal porque os portugueses, lembre-se, andam há anos a viver acima das suas possibilidades, a jangada de pedra nunca deveria ter descolado das costas de África, achámo-nos do primeiro mundo mas é no terceiro o nosso lugar.

E vou mais longe. Não me parece que, com 700 euros, e em muitos casos até menos, os jovens possam acalentar o sonho de constituir família. Ou seja: entre emigrar e não procriar, teremos um país cada vez mais envelhecido. Daí até à falência da Segurança Social vai um pequeno passo. Para a solução final.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

valha-nos santo eucarário!